Curso reconhecido no MEC

Curso reconhecido pelo MEC: Como descobrir?

O diploma de nível superior é almejado por muitas pessoas, que estão em busca dos seus sonhos através dos estudos. No entanto, antes de iniciar uma graduação, é importante verificar se a instituição escolhida é reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação, para que seu diploma seja válido em todo o território nacional.

Essa é uma questão que pega muita gente de surpresa, e ainda acaba com o sonho de muitas pessoas, principalmente de quem está concluindo a graduação para ingressar na carreira pública, através de concursos. No entanto, quando uma faculdade não tem o reconhecimento do MEC, o diploma ele não é válido. Logo, todo o esforço para conclusão do curso, e os anos de dedicação, foram jogados “no lixo”.

Entenda mais sobre o processo de reconhecimento por parte do MEC e a forma correta de identificar se a instituição e o curso escolhido possuem esse aval. Veja a seguir.

curso reconhecido no MEC

Dica: Estude na Estácio com bolsa de até 50%!

Qual a importância de verificar se o curso foi reconhecido pelo MEC?

Um diploma de graduação só possui validade, caso a emissão seja feita por um curso que tenha o reconhecimento do MEC. Essa é garantia que a curso de ensino superior possui valor legal em todo o território nacional, e terá aceitação no mercado de trabalho.

Com um diploma com um curso reconhecido pelo MEC, é possível ter o registro do Conselho Regional referente à sua profissão, como: COREN, CREA, entre outros. A filiação ao conselho, para algumas profissões, é obrigatória para o exercício de algumas profissões, como a Enfermagem, Medicina, Engenharia entre outros.

Além disso, com o diploma com o aval do MEC, você está apto para a prestação de concurso público para cargos que exigem a escolaridade de nível superior. Abrindo assim, um novo leque de possibilidades.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e sem um diploma validado pelo MEC, será muito difícil conseguir uma vaga que seja de nível superior. O nome da instituição também possui um peso relevante para as empresas privadas.

Com uma instituição e curso bem avaliado pelo MEC, as chances são maiores de conseguir aquela vaga de emprego tão desejada, e por muitas vezes, tão concorrida.

Você sabe o que é o reconhecimento de curso/instituição do MEC?

Para ficar mais simples o entendimento, o processo de reconhecimento é como se fosse uma das formas de controle de qualidade das graduações no Brasil. Não é qualquer instituição que pode oferecer cursos de graduação, ter a infraestrutura adequada para formação dos profissionais e realizar a emissão de diplomas.

curso reconhecido no MEC

É necessário seguir uma série de diretrizes dispostas pelo MEC, que são amplas, visando a garantia da adequação ao mínimo exigido nas normas. As normas citam adequação do espaço físico, currículo dos profissionais da educação, matérias presentes na grade educacional, metodologias aplicadas, entre outros.

Tudo isso para garantir a qualidade da educação de nível superior que está sendo oferecida pelas instituições. Existe um padrão que deve ser seguido, para que o MEC reconheça aquela instituição. O primeiro passo que a instituição precisa dar é o credenciamento junto ao MEC.

Após o credenciamento, é necessário buscar a autorização que será concedida pelo Ministério para a criação e oferta de cursos. Para que a concessão seja dada, o MEC avalia os seguintes pontos:

  • Organização didático-pedagógica;
  • Corpo docente;
  • Corpo técnico-administrativo;
  • Instalações da instituição.

Somente após a análise dos pontos sinalizados anteriormente, que a autorização é concedida, caso atenda aos requisitos preestabelecidos. Após a autorização, que a instituição de ensino pode abrir o processo para a captação do aluno e criação das turmas.

Passado três anos de iniciação dos cursos, a instituição solicita junto ao MEC o reconhecimento do curso. Onde existe uma comissão que é designada pelo próprio Ministério para avaliar outros quesitos, além dos quesitos que foram citados anteriormente.

Dependendo das informações levantadas pelo comitê, que a instituição tem o curso reconhecido ou não, onde ainda é possível que o MEC solicite ajustes e melhorias, com definição de prazos para adequação, para que só então ocorra o reconhecimento do curso.

As melhores graduações, são aquelas que já passaram pelas 3 etapas e foram devidamente aprovadas. Quando um curso tem apenas a autorização, possivelmente ele foi recentemente criado, e ainda vai passar pelo processo de reconhecimento do MEC.

Como verificar se um curso teve o reconhecimento do MEC?

Basicamente, existem dois caminhos que você pode verificar se o curso e a instituição de ensino possuem o reconhecimento do MEC.

O primeiro é verificar diretamente no site da instituição e verificar as informações sobre o curso, normalmente a instituição coloca a resolução que o curso está incluído, a nota de avaliação e o reconhecimento.

No entanto, a consulta mais confiável, é aquela que é realizada diretamente no site do MEC (e-MEC), é uma consulta pública e gratuita. Entenda como fazer:

  • Entre no site do e-MEC
  • Clique em Consulta Avançada – você será direcionado para a página de busca, onde será necessário o preenchimento das informações para pesquisa;
  • Clique em Buscar por – Selecione a opção: Instituição de Ensino Superior;
  • Nos campos indicados abaixo, coloque: Nome ou a sigla da Instituição de ensino;
  •  Informe o estado e o município – indicação não obrigatória;
  • Em situação, coloque Ativa
  • Digite os caracteres para o processo de verificação do re-captcha e, na sequência, clique em Pesquisar. 

As notas concedidas pelo MEC para as instituições iniciam no 1 e vão até o 5 (nota máxima), onde o 3 é considerado como satisfatório.